1.3.09

Never Mind The Pollock: just play him!


ou "Como brincar de Pollock por 1 dia"

Brinque de Pollock pintando com o mouse clicando AQUI. Uma dica: cada clique troca a cor e a rapidez muda a intensidade. Também dá para baixar uma versão para o iPhone. Use a intuição e DIVIRTA-SE... !

Jackson Pollock (1912-1956), artista americano representante do Expressionismo Abstrato, disse certa vez: "Quando estou em minha pintura, não tenho consciência do que estou fazendo". Pollock, que fez terapia junguiana, explorava em seu trabalho a espontaneidade de gestos, abolindo o cavalete e preferindo esticar a tela no chão, enquanto improvisava efeitos de respingos de tinta como expressão pessoal do próprio ritmo. "Antes da ação, não há nada: nem um sujeito, nem um objeto." - dizia; " Quero expressar meus sentimentos mais do que ilustrá-los"..."não há acaso, assim como não há começo meio e fim".

Sua técnica de pintura recebeu o nome de "Action Painting" (Pintura em Movimento) do crítico Harold Rosenberg, em 1952.
Irriquieto e temperamental, Pollock teve a carreira impulsionada pela esposa e também artista Lee Krasner, mas tinha problemas de alcoolismo e acabou morrendo cedo, aos 44 anos num acidente de carro. O filme biográfico "Pollock" (2000) dirigido pelo ator Ed Harris, que faz o próprio, é bem legal para saber mais sobre ele. Abaixo, o verdadeiro Pollock em ação.



Nenhum comentário: