7.3.09

A gente não quer só comida...

Um capítulo a parte nessa "visita guiada" ao Galpão Aplauso foi encontrar o galpão de artes plásticas. Conhecido pelo sugestivo nome de "Centro Espacial" tem como coordenador ninguém mais que Vik Muniz.

Vendo aquela pequena exposição montada pelos jovens alunos foi possível perceber que a sensibilidade bem conduzida pode gerar grandes e gratas surpresas. Quisera fosse possível trazer muito mais deste tipo de estímulo para a grande massa da população. Haviam idéias ali que, se tivessem a oportunidade de seguir seu curso de amadurecimento, poderiam vir a participar num futuro de qualquer importante salão de arte contemporânea. O entusiasmo, o questionamento e a consciência artística na busca estética já estavam claros. São sementes plantadas. Uma pena que não havia trazido comigo uma câmera.

Para tentar ilustrar, recolhi imagens da primeira edição da mostra do Centro Espacial do próprio site do Galpão Aplauso, em torno da mesma época da minha visita ao local.

Um tempo depois, buscando saber mais vi que novas mostras e eventos se seguiriam, como uma participação na exposição do INMETRO na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009. Reproduzo aqui a descrição do site: "Os jovens do Centro Espacial participaram desde a concepção da exposição à montagem final. E trouxeram a linguagem urbana através do grafitti e intervenções visuais e a tecnologia com a produção de filmes que foram assistidos pelo público dentro da exposição."

Ao longo do tempo, como vim a descobrir, outros desdobramentos surgiram desta interface Vik + Centro Espacial/Galpão Aplauso, como uma parceria com a Lancôme, que patrocina o Centro, e a grife Raia de Goeye: uma camiseta com edição limitada e venda revertida para o projeto. Mas o Centro Espacial é "escondido" mesmo, como é dito neste trecho da reportagem do Fantástico, que mostra um pouco a dimensão da coisa. Depois daquela visita, não ouvi muito mais a respeito do Galpão Aplauso.





O que fica de tudo isso é a certeza de que essas experiências de arte vivenciada trarão frutos para toda a vida na alma desses garotos. É outra perspectiva que se abre. A vida é dura, mas "a arte salva".

Abaixo, uma experiência de stop motion feita pelos alunos do Centro Espacial, exposta naquele evento INMETRO da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Nenhum comentário: